sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Meta semana 3: qualidade dos alimentos (Mo)

Eu pretendia colocar outra meta nesta semana, voltada para atividade física, mas peguei um resfriado muito forte, e fiquei totalmente sem energia para fazer qualquer tipo de movimento.
Esta semana pude perceber que minha alimentação não estava muito boa, não comia frutas, verduras e legumes todo dia, e beliscava comidas pouco nutritivas o tempo todo.
Uma alimentação de qualidade é algo que já fiz no passado e acabei com o tempo perdendo este hábito, então é algo que pretendo conquistar novamente.
Percebi que com alimentação menos saudável, um resfriado que poderia ser simples tornou-se grande.

Esta semana não pensei muito em quantidade de comida, que é algo que devo rever com certa urgência, mas realmente pensei na qualidade.
Pretendo sempre pensar na minha alimentação, comer o que traz benefícios para a saúde.

Lembrei que fui em uma nutricionista ano passado, que orientou utilizar a pirâmide dos alimentos.
Olhando a pirâmide percebi que a quantidade de frutas e vegetais da minha alimentação estava bem pequena, é é este o foco da meta desta semana, aumentar o consumo de frutas e vegetais, com isso espero que o consumo de outros alimentos, principalmente os que mais engordam, seja reduzido.
A pirâmide alimentar teve algumas modificações desde a sua criação, como por exemplo, a ênfase no consumo de alimentos integrais.


Segue um link com detalhes desta pirâmide alimentar:
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/13/piramide-alimentar-e-redesenhada-para-melhorar-a-dieta-dos-brasileiros.htm#fotoNav=16

Agora a boa alimentação entrou na meta, e até o final das 12 semanas não posso mais deixar de cumprí-la!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Meta semana 2: movimento (Mo)

Crie oportunidades para movimentar-se.

Na correria diária quase não temos tempo para praticar atividade física. Claro que é muito importante uma rotina de exercícios, mas podemos utilizar todas as oportunidades de movimentação:
- Almoçar em algum lugar mais longe e ir a pé.
- Ir a todos os lugares possíveis a pé (padaria, farmácia, mercado).
- Trocar o elevador pela escada.
- Levantar da cadeira ao menos a cada 1 hora para beber água, para quem passa o dia sentado.
- Se a empresa oferece ginástica laboral, frequentá-la.
- Passear com o cachorro, se tiver cachorro (todos ficam felizes!).
- Brincar com filhos, sobrinhos, vizinhos, enfim, com crianças, já que elas tem muito pique e para acompanhá-los precisamos gastar energia.
- Fazer passeios à pé de final de semana.
- Fazer algum exercício enquanto assiste a TV.

Enfim, são inúmeras oportunidades que temos ou podemos criar no nosso dia e que não exigem muito tempo.

Olha que interessante esta matéria do Bemstar sobre gasto calórico das atividades: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=avaliacao_fisica_gasto2

Se somarmos todo tempinho com estas atividades, no final do dia teremos nos movimentado bastante!

Resultado de imagem para movimente-se